
O fogo atingiu área do córrego da Muriçoca, localizado no município de Lençóis, dentro do parque nacional | FOTO: Divulgação/Pablo Casella |
Após um mês de preocupação com as consequências dos incêndios florestais no Parque Nacional da Chapada Diamantina, que queimaram cerca de 23 mil hectares de seu território, todas as trilhas da localidade estão liberadas às visitas. Desde o dia 21 de dezembro, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque, faz o monitoramento pois as reignições podem ocorrer mesmo dias depois do fogo ser debelado.

Trilha para a cachoeira da Fumaça está liberada | FOTO: Reprodução/Chapada Adventure |
As trilhas liberadas são as da região da cachoeira da Fumaça, no município de Palmeiras, além da Gruta do Lapão, em Lençóis, e das cachoeiras da Fumacinha e do Véu de Noiva, ambas acessadas por Ibicoara, “Em condições normais a fase de extinção de um incêndio no Parque Nacional ocorre em cerca de três dias. Nas condições atuais de altas temperaturas e ausência de chuvas observamos reignições mesmo uma semana depois dos incêndios serem debelados”, afirma Anivaldo Chaves, analista ambiental do ICMBio.

Acesso à Gruta do Lapão também está liberado | FOTO: Reprodução/Barro Branco Sonoro |
Leia também:
Conforme o instituto, as últimas reignições aconteceram na região do Machobongo-Mucugê/Ibicoara e Morro Branco-Palmeiras e foram prontamente debeladas. Se havia algum receio dos turistas em deixar de fazer uma ou outra trilha dentro do parque o ICMBio fez questão de afirmar que “a visitação está ocorrendo normalmente em todas as trilhas e atrativos do Parque Nacional da Chapada Diamantina”.
Jornal da Chapada
Nenhum comentário:
Postar um comentário